segunda-feira, 12 de abril de 2010

Blog como recurso educativo



   Visualize a seguinte cena: um aluno chega em frente ao seu computador, abre o navegador da internet e ele tem um blog o qual se conecta. Neste blog ele tem acesso a vários outros blogs inclusive de seus professores e colegas. No blog de um professor específico estão postadas várias atividades que poderiam ter sido passadas em sala de aula mas devido ao tempo não foram feitas. Este ano lê as atividades e após resolvê-las posta as respostas no blog do professor. O professor por sua vez ao abrir seu blog e ver as respostas corrige-as e envia suas considerações ao aluno. 4

  Esta cena onde os personagens interagem entre si virtualmente pode facilitar a troca de informações e instigar a pesquisa. Ao trocar mensagens com o professor o aluno tira dúvidas que muitas vezes não são sanadas em sala de aula por vergonha ou por esquecimento. Ali não, cada vez que ele abrir seu blog se deparará com a dúvida e poderá enviá-la ao professor a qualquer momento. Este recurso pode ser de grande valia quando os alunos estivem concientes de seu poder. Não apenas como uma simples ferramente de bate-bapo mas como troca de informações.

O aluno aprende a dominar a pesquisa e por consequencia aprende mais. O próprio professor pode postar em seu blog sites que auxiliem no aprendizado. Esta ferramenta pode ser cada vez mais útil no processo de ensino aprendizagem basta que seja inserida no contexto escolar e que seja concietizado seu uso correto. Apartir daí, várias outras ferramentas virtuais também podem sevir de auxilio nesse processo. Hoje em dia devemos lutar com todas as armas disponíveis rumo a uma educação de qualidade e as ferramentas virtuais estão aí a nossa disposição basta que os paradigmas sejam quebrados.


Cansado de entrar em todas as suas diferentes contas de email? Veja como juntar todas

Um comentário:

  1. oi professora ione aqui qem fala é o daniel gostei muito do seu blog
    tchau !!!

    ResponderExcluir