sexta-feira, 9 de abril de 2010

DESABAFO


Esta semana me deparei com uma cena lastimante. Um professor veio me solicitar horário no laboratório de informática. Quando perguntei que assunto seria ele me respondeu: "ah sei lá, dê qualquer coisa!" Nisso, fiquei pensando o que se passa pela cabeça desse educador. Que imagem ele tem do laboratório de informática??? De playground será, onde você manda seus filhos quando quer descansar? Resolvi então, ensinar ao alunos os jogos matemáticos disponíveis no laboratório e tive mais uma surpresa: havia alunos que nem sabiam diferenciar sinal de multiplicação de divisão e olha que não era nem o primeiro nem o segundo ano do primário.
Outro fato que me chamou a atenção foi o relacionamento entre professor e aluno: " Vem aqui se você é homem para ganhar de mim neste jogo!" Deus! Era uma sala de aula ou um boteco? Foi então que comecei a me questionar: que papel como educador eu estou desempenhando? Que imagem eu quero deixar para os meus alunos? O de camarada ou o de "caxias" porém que cobra e os alunos aprendem alguma coisa? Até onde os pais acompanham seus filhos nos estudos? E a pergunta mais inquietante: que educação de qualidade é esta?

Aí, ninguém sabe como a violência está aumentando a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário