segunda-feira, 24 de maio de 2010

Motivação profissional


Motivação: uma palavra que deveria ser obrigatória no vocabulário dos profissionais, mas, bem sabemos que não é assim que funciona. No ramo da educação não é nada diferente. A excelência na qualidade da educação se obtém através de condições de trabalho (instalções fĩsicas e segunrança), material didático disponível e profissionais qualificados e bem remunerados.
geralmente se encontra o perfil do professor ideal em escolas particulares. Será? Engano. Joé Manuel Moran em seu texto "Por que as mudanças são tão lentas na educação?" nos diz que o profissionais desmotivado se encontra em qualquer lugar. Basta que ele tenha ambiente para se estabilizar. Em seu texto ainda, ele se questiona porquê profissionais tão bem qualificados se encontram estagnados à margem de um emprego estável. E mais, ainda classifica os profissionais em 4 tipos:

  • os previsíveis: aqueles que tem boa formação mas, só geram mudanças se precionados.
  • proativos e autoativos: estes profissionais, não precisam de um empurrãozinho para promover mudanças. São curiosos buscam em cada obstáculo algo novo para se aprender e não um empecílio para desistir.
  • acomodados: são aqueles que pensam que educação é um porto seguro. Se ganha puco mas se for concursado fica garantido o empreguinho para a vida toda. Geralmente não conseguem sair fora do contexto livro didático e quadro negro.
  • Profissionais com dificuldades maiores: esses são os mais difíceis de lidar. Além de ter todos os predicados dos acomodados ainda criticam ferozmente e tendem a não aceitar idéias, opiniões ou mesmo críticas que possam contribuir embora, para o seu crescineto.
Infelizmente, encontramos vários profissionais acomodados e difíceis de lidar em nosso cotidiano escolar. Pessoas que por gostar do "jeito que está" não permitem a evolução da educação ao resistirem a novas mudanças a se adaptar às novidades. E você, em qual dessas categorias se encontra?

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